Instituição
Sonho e Realidade de uma Resposta Social.

O Centro Social e Paroquial de Rio de Loba localiza-se na cidade de Viseu, na freguesia de Rio de Loba.
Está situado perto da Igreja de Rio de Loba e junto da Casa Paroquial.

No ano de 1992 uma equipa de dois sacerdotes entrou ao serviço da Comunidade paroquial de Rio de Loba. Uma das primeiras preocupações da equipa foi conhecer a realidade sociológica da comunidade. Neste processo de conhecimento identificaram-se muitos casos de solidão, carência de higiene a todos dos níveis, e deficiência de nutrição.

1993 22 de Março

O Centro Social Paroquial de Rio de Loba é registado como Pessoa Coletiva.

1997 9 de Outubro

Abriram-se as portas, em espaço provisório, nos fundos do Salão Paroquial de Rio de Loba, para prestar um serviço de apoio a idosos, através da prestação de um Centro de Dia e de Apoio Domiciliário, beneficiando umas três dezenas de utentes.

2002 2 de Setembro

Havia necessidade de construir um espaço próprio para um funcionamento com dignidade deste serviço à comunidade. A comunidade dinamizou-se, com dificuldade e muita generosidade o sonho tornou-se realidade e a nova casa abre as portas em 2 de Setembro de 2002 para continuar os serviços de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

2003 2 de Janeiro

Em 2 de Janeiro de 2003 abre a valência Lar. Dois meses depois a lotação do lar estava esgotada. Outras necessidades de apoio familiar existiam e havia que dar-lhe uma resposta.

2003 Agosto

Foi adaptada parte de um dos salões dos fundos do edifício para nele instalar salas para ATL – Atividades de Tempos Livres.

2004 24 de outubro

Inauguração oficial deste Centro Social, presidida por D. António Marto, bispo de Viseu.

Missão

Contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

Visão

Ser uma Instituição reconhecida como uma estrutura de referência nos cuidados a proporcionar aos idosos e crianças propiciando-lhes o melhor nível de qualidade de vida possível.
Cuidamos de cada um com o respeito e dignidade que merecem, de forma individualizada.

Valores

  • Conceito unitário e global da pessoa humana;
  • Respeito pela dignidade do utente;
  • Aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos;
  • Espírito de convivência e de solidariedade social;
  • Valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais grupos da comunidade paroquial.